Veterinária de animais domésticos
Share
O que são animais domésticos?
Provavelmente você deve ter como grande referência os cães e gatos, os mais populares no Brasil e no mundo certamente, no entanto, é uma resposta razoável dizer que animais domésticos são gatos e cachorros?
Não está errado dizer que esses peludos queridos são animais domésticos, porque de fato são, mas são os únicos? A categoria existe por causa deles?
Não. Verdade que ao que tudo indica o cachorro foi o primeiro animal domesticado pelo homem, há pelos menos 33 mil anos, é parente direto dos lobos, mas ele não faz companhia apenas aos gatos, que foram domesticados na Idade Média.
A galinha, por exemplo, passou a fazer companhia aos humanos logo após os cachorros e é, sim uma, espécie de animal doméstico.
Estima-se que no Brasil existam ao menos 49 espécies de animais domésticos.
Portanto, vimos que essa categoria vai muito além de cães e gatos. Sendo assim, a pergunta continua de pé: o que são animais domésticos, quais são os critérios de classificação, como se define um?
Tiraremos essas dúvidas e ainda de quebra no final de post daremos uma dica para quem procura por um bom atendimento médico veterinário em São Paulo.
Prossiga na leitura e descubra o que são animais domésticos!
O que são animais domésticos?
Animais domésticos são os animais que foram domesticados pelo ser humano com o passar do tempo. E esse tempo, tipo, é muito tempo, gerações, décadas, séculos.
O tempo necessário para que ocorram adaptações genéticas nos animais de modo que suas descendências possam conviver, sem causar prejuízos ao próprio bem estar, com humanos.
Essa adaptação ocorre pela lógica da seleção natural, os animais que melhores se adaptaram aos ambientes com humanos e ganharam sua simpatia sobreviveram e puderam passar seus genes para a prole que se desenvolveu com as mesmas tendências.
Com esse ciclo se repetindo a espécie evoluiu até chegar à versão completamente inserida no contexto humano, a que conhecemos hoje.
Essa é a principal diferença em relação a animais que foram domados. Domesticar e domar não são a mesma coisa.
Domesticação é uma adaptação mais profunda e perene, já o domar é uma adaptação pontual e limitada.
Por exemplo, você pode domar um leão para que ele execute determinadas atividades, mas isso não significa que ele irá conviver com um humano numa boa, em qualquer situação, como ocorre com cães e gatos. Se estiver com fome, se sentir ameaçado e você bobear…
Existem diferentes tipos de animais domésticos. Veja quais são as categorias a seguir.
Tipos de animais domésticos
Seguindo com a postagem sobre o que são animais domésticos, eles podem ser classificados em três categorias.
A primeira é a mais comum dos lares brasileiros atualmente, os animais de estimação ou de companhia. Os clássicos, cachorrinhos, gatinhos, etc.
O segundo grupo são os mais comuns no campo, os animais de fazenda e gado, as galinhas, bois, vacas, animais que não se demonstram agressivos com a presença de humanos por estarem habituados.
Porém apresentam limitações para se adaptar totalmente ao ambiente doméstico, necessitando ficarem em cantos específicos da propriedade.
Por fim, temos os animais de carga ou trabalhadores. Os que exercem funções como transportar pessoas e cargas puxando um veículo, normalmente carroça, ou fazendo outros serviços.
Apresentam as mesmas limitações do tipo anterior quanto à instalação nas dependências internas de uma casa, contudo, são acostumados com a presença de humanos.
Características dos animais domésticos
Mas sem dúvida a resposta quanto ao o que são animais domésticos não poderia ficar completa sem citar algumas características desse tipo de animal.
Mesmo não sendo uma regra, isto é, alguns tipos, raças, etc, podem não apresentar as características descritas abaixo, muitos apresentam tais comportamentos.
Geralmente um animal doméstico tem um ciclo de vida curto, sua expectativa de vida não é das mais longevas. Além disso, também apresenta um crescimento rápido, sendo um ano humano equivalente a vários para a espécie.
Outra característica é a capacidade de se reproduzir naturalmente em cativeiro, uma grande dificuldade, por exemplo, para animais silvestres.
Também conta com boa resistência quanto aos ambientes domésticos, ou seja, não adoece facilmente e nem se sente muito solitário, embora tal sensação possa ocorrer se não receber a devida atenção.
Definitivamente esses animais têm grande capacidade de adaptação, mesmo mudando de ambientes conseguem se acostumar e desenvolver rotina de modo a preservar hábitos e satisfazer suas necessidades.
Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?
Agora que respondemos, pelo menos assim esperados, o que são animais domésticos, outra pergunta que costuma se seguir a essa é sobre a diferença entre animais domésticos e silvestres.
Bem, agora que sabemos definir uma das categorias fica mais fácil essa explicação. Como viu acima, o animal doméstico é aquele que ao longo de gerações foi domesticado pelo ser humano ao ponto de sofrer adaptações genéticas.
É um tipo de animal completamente habituado com a presença humana e a viver em ambientes domésticos.
O total oposto dos animais silvestres. Esses não estão acostumados a conviver com o Homem e por isso podem se sentir ameaçados, reagindo agressivamente ou de modo esquivo.
Se tirado de seu habitat natural, a natureza, para viver em cativeiro, seja em quintal ou em gaiola, certamente não se sentirá bem, não conseguirá se adaptar e é provável que reaja agressivamente e acabe adoecendo com o passar do tempo.
Outro ponto a se considerar é que, mesmo que consiga domar esse tipo de animal, não conseguirá domesticá-lo. Como informado mais cedo, domar e domesticar são coisas distintas.
Tráfico de animais
Prosseguindo com este texto sobre o que são animais domésticos, infelizmente o Brasil é um dos principais fornecedores de animais silvestres para o tráfico ilegal.
Esse mercado chega a movimentar mais de 1 bilhão de reais por ano e muitos desses animais são confinados em cativeiro para serem criados de forma doméstica, prática totalmente nociva não só ao animal, mas como para o ambiente como um todo.
Quando muitos animais dessa estirpe são tirados de seus locais de origem, acabam obviamente deixando de executar suas funções nesses ambientes. Essa falta prejudica todo um ciclo de funcionamento e gera consequências que podem atingir outros animais, inclusive humanos.
Por isso, o comércio de animais silvestres é proibido. No Brasil, algumas espécies são autorizadas para se criar em ambiente doméstico, mas é necessário consultar o IBAMA e se dirigir ao um posto legalizado de venda.
Veterinário para animal doméstico?
E como prometido de começo neste post sobre o que são animais domésticos, uma dica para quem está precisando dos serviços de bons profissionais para tratar de seu pet: clínica Consani.
A clínica Consani é um complexo hospitalar instalado no bairro do Morumbi, na capital paulista. É especializada no atendimento de animais domésticos e silvestres.
Conta com excelente estrutura, prédio de 500 m², salas cirúrgicas, laboratórios, fisioterapia, lojas pet, espaços de recreação e equipes de profissionais experientes e altamente capacitados.
Entre em contato para mais informações.
Enfim, gostou do conteúdo: o que são animais domésticos? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.