Carregando...

Escreva para pesquisar...

Animais Silvestres

4 Repteis de Estimação

Share

Calcula-se que no mundo exista mais de 70 milhões de répteis de estimação. No Brasil, segundo último levantamento do Instituto Pet, esse número ultrapassa o número de 2 milhões. O estudo ainda mostra que nos últimos anos houve aumento de mais de 5% de casas com répteis de estimação.

Esse número é surpreendente, pois o crescimento é maior do que o verificado da preferência nacional desde sempre, cães, que contabilizam mais de 50 milhões e crescimento de 3,2%, e aves, com 39,8 milhões e 5% de crescimento.

Crescimento abaixo apenas dos gatos, animal que mais teve alta, 8,1%, totalizando 23,9 milhões, e peixes, 19,1 milhões, com alta de 6,1%.

Vemos uma tendência se instaurando e mudando um quadro antes impensável: mais pessoas preferindo ter em casas iguanas, cobras e tarântulas do que os peludos e fofinhos gatos e cachorros.

Impensável porque os repteis de estimação não são uma unanimidade quando o assunto é… graciosidade e mantê-los exige uma estrutura e dedicação que não é das mais baratas.

Mas não é proibido?

Os répteis de estimação se enquadram na categoria de animais silvestres, isto é, animais que dependem de sue hábitat natural para sobreviver de forma autônoma e não estão acostumados com a presença humana.

Quando tirados de seu ambiente natural apresentam mais dificuldades de adaptação e podem oferecer riscos aos seus criadores se não tratados e protegidos de forma adequada.

Outra questão envolvendo os animais silvestres é que a retirada massiva deles dos habitats naturais podem provocar desequilíbrio ambiental e provocar consequências em todo um coletivo.

Por isso, a captura, comercialização e criação em ambientes fechados são proibidas para a maioria dos animais silvestres, sendo cabível a aplicação de multas e detenção.

A maioria, no entanto, não é igual à totalidade. Há alguns animais silvestres que podem, sim, ser criados em ambientes domésticos, desde que adquiridos em postos de comércio legalizados pelo IBAMA. Esses pontos de venda têm que emitir nota fiscal e os repteis de estimação devem ter um microchip de identificação.

Outro detalhe importante: há estados que têm restrição específica a domesticação de determinados animais silvestres, enquanto outros não apresentam restrições. Portanto, é prudente se informar sobre os animais silvestres que são permitidos para criação em seu estado.

Quais são as espécies permitidas?

De modo geral, as espécies de répteis permitidas para criação são:

  • Serpentes (como jiboias, salamantas, suaçoboias e piriquitamboias);
  • Lagartos;
  • Iguanas verdes;
  • Quelônios (como jabutis);
  • Tigres d’água.

Como ter certeza se um ponto de venda é legalizado e se o animal é permitido no Estado?

A melhor forma de ter garantias sobre o ponto de venda e da legalidade dos repteis de estimação é entrando em contato diretamente com o IBAMA.

Mesmo que não tenha informações específicas de sua localidade o órgão saberá orientar como obter os informes de que precisa.

O que se deve considerar antes de pensar em ter répteis de estimação?

Não pense em criar repteis de estimação por motivos banais, por achar algo diferente, descolado ou por querer pregar uma peça em alguém, enfim, por motivo que não seja o desejo sincero de criar de forma adequada um animal do gênero.

E o motivo é simples: não é barato criar repteis de estimação, não basta simplesmente jogá-los no quintal ou colocá-los em uma gaiola.

O ambiente externo é de vital importância para o bem estar desse tipo de animal, pois eles regulam sua temperatura a partir do ambiente externo.

Répteis como iguanas, por exemplo, vivem em florestas tropicais, por isso dependem de temperaturas elevadas e umidade alta para sobreviver.

Se ficarem a mercê das baixas temperaturas do inverno vão passar por muitas dificuldades e podem vir a falecer.

Por isso é fundamental para a criação de boa parte dos répteis de estimação ter um terrário que regule as condições de temperatura, iluminação e umidade.

A criação de répteis de estimação exige investimento, tempo e responsabilidade. Portanto, reflita bem antes de adquirir um.

Répteis de estimação mais populares

Iguana

E como já citamos a iguana, comecemos por ela então. Há muitos anos a iguana foi uma verdadeira febre, explodiu o número de vendas desse réptil para criação caseira.

É um tipo exótico, com características particulares que faz as pessoas normalmente não conseguirem desgrudar os olhos de tão fascinadas ou saírem correndo (kkk).

O bom da popularidade anteriormente conquista pela iguana é que hoje é bem mais fácil alimentá-la, pois existe no mercado rações específicas para a espécie.

Jiboia

Outro dos répteis de estimação populares no Brasil e no mundo inteiro é a jiboia. Os cuidados com a espécie são práticos, pois ela não necessita de atenção ou carinho, pois não é domesticada.

A sua alimentação se baseia em aves ou roedores, vivos ou mortos. Mas não se preocupe: não é necessário ir à caça desses animais para alimentar a sua jiboia, porque são vendidos para essa finalidade.

Teiú

Já ouviu falar do teiú? Já viu? Ele não se destaca pela sua aparência, não é algo que se diga minha nossa que animal bonito, que maravilha, mas ele tem o seu charme.

E estatura.

Pode chegar a medir 2 metros de comprimento. Fica claro, portanto, que é necessário muito espaço para criá-lo.

O teiú pode ser um réptil dócil, amoroso, mas se criado desde filhotinho.

Ele se alimenta de vegetais, mas não dispensa jamais animais pequenos, como ratos, e ovos.

Tartaruga tigre d’água

Acha tartarugas fascinantes? Você encontra esta com facilidade em pet shops.

Elas são bem tranquilas, mas a tigre d’água é uma espécie aquática.

Também é importante apontar que apesar de ser aquática ela precisa passar alguns períodos no sol para manter a saúde em dia. Portanto, irá precisar de uma boa estrutura para cuidar do animal.

Se os meus répteis de estimação adoecerem, posso levá-los para qualquer veterinário?

Não, definitivamente répteis de estimação são bem diferentes de animais domésticos típicos. Necessitam de cuidados específicos, de tratamentos específicos, o que um veterinário especializado somente em cães e gatos não terá condições de fornecer.

Se você tiver precisando de assistência médica para seus répteis de estimação, temos uma indicação para os moradores de São Paulo.

Clínica ConsaniVet

A clínica ConsaniVet é um complexo hospitalar especializado no tratamento de animais domésticos e silvestres. Está localizada no bairro do Morumbi em um prédio de 500m² que comporta 4 consultórios, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de fisioterapia entre outras áreas e serviços.

A clínica conta com equipe de profissionais especializada no trato de répteis de estimação e de outros animais silvestres. Para mais informações entre em contato nos canais de atendimento.

Tags:

Você pode gostar também...

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *