Carregando...

Escreva para pesquisar...

Bem-Estar Cães

4 Melhores raças de cachorros para apartamento

Share

Na dúvida de como escolher quais cachorros para apartamento? Totalmente compreensível buscar mais informações a respeito, porque de fato não é uma escolha simples.

Apartamentos costumam ser menores que casas, não têm quintal e sem contar que muitas vezes os donos precisam deixar os dogs sozinhos no local.

Ter um pet inquieto, que adora aprontar das suas e costuma ter grandes necessidades fisiológicas sem dúvida não é o melhor dos cenários se mora em apartamento e não tem como deixar alguém o tempo todo vigilante as estripulias do peludo.

É a receita do caos, da dor de cabeça, dos prejuízos e talvez até para um trauma que afaste a ideia de ter um cachorro de estimação. Algo de cortar o coração para quem adora conviver com os amigos de patas.

O remédio para evitar esses transtornos é pesquisar quais os cachorros são mais adequados para criar em apartamento.

Daí vem à pergunta: existem raças que são mais adequadas para se criar em espaços médios e pequenos como os apês?

Claro que sim.

Neste post vamos listar as raças que melhor se adaptam nesse tipo de ambiente e quais são os principais critérios que deve observar na hora de escolher o seu dog para dividir o apê com você.

Confira os próximos tópicos!

Como escolher cachorros para apartamento: tamanho

cachorros para apartamento

Talvez pense que o único tamanho cabível seja a de cachorros do tamanho de um chaveirinho para um apartamento. Claro, cães de porte pequeno naturalmente são mais compatíveis em espaço pequenos, no entanto, a lógica não é tão pura assim e já explicamos porque no tópico abaixo.

Mas saiba que cães de porte médio são viáveis também para morar em apartamento. O mais complicado mesmo são os de grande porte, pois mesmo eles atendendo a todos os outros critérios, viver em um local que não dê condições para que possam gastar energia e esticar as patas facilmente acaba sendo prejudicial a saúde deles.

Portanto, primeira coisa a se considerar sobre como escolher um cachorro para apartamento: porte. Pequeno ou médio.

Como escolher um cachorro para apartamento: temperamento

cachorros para apartamento

Seguindo com a postagem sobre como escolher um cachorro para apartamento.

O pet pode ser uma “pulga”, um brinquedinho que cabe na palma da sua mão, uma pelúcia que come e faz o número 1 e o número 2, mas isso não é garantia que causará problemas apenas do tamanho de sua estatura.

Ele pode ser um pestinha, um diabinho, agressivo, antissocial, porque não é a estatura que defini o comportamento dos cães, mas o temperamento.

E você já deve ter ouvido alguma vez na vida que “baixinhos são invocados”. Bem, nem sempre isso e verdade, mas também nem sempre é mentira.

Tente obter o máximo de informações sobre o cachorro e observá-lo bem antes de bater o martelo.

Mas muitas vezes essas observações não são possíveis de se fazer a curto prazo porque o cão é muito filhotinho.

Mesmo quando é possível não significa que o dono possa simplesmente largá-lo no apartamento crente que o encontrará inteiro ou limpo na volta.

Assim como os humanos, cães precisam ter algum tipo de socialização, estímulos mentais para se sentirem bem, pois do contrário podem ficar neuróticos, entediados, agressivos e acabar descontando no sofá, na cama, em você mesmo.

Dê atenção, brinque e sempre que possível saia com ele para passear, isso sem dúvida irá ajudá-lo a ficar mais calmo mesmo se tiver temperamento mais agressivo.

Anote sobre como escolher um cachorro para apartamento: avalie e estimule um bom temperamento.

Como escolher cachorros para apartamento: melhores raças

Veja as raças mais indicadas de cães para se criar em apartamento na lista abaixo.

Prossiga na leitura!

Lhapa Apso

cachorros para apartamento
O Lhapa Apso são ótimos cachorros para apartamento

Iniciando a lista de raças deste post sobre como escolher um cachorro para apartamento, o Lhapa Apso.

É um cachorro de porte pequeno. Ótimo para ter em apartamento se mora com mais de uma pessoa, tem filhos, porque é um ótimo companheiro para todas as idades.

Os cachorros dessa raça são bem ativos, brincalhões, no entanto, não são arisco ao ponto de fazer você arrancar os cabelos.

Eles gostam de ficar boa parte do tempo nos cantos dormindo tranquilamente. Mas como são muito sociáveis, ficam ativos quando se encontram com pessoas ou outros animais.

Tal característica é ótima porque, tudo bem, o ideal é ter um cachorro tranquilo que não faça muita “arte”, mas ter um cão muito “zen” não é legal. Afinal, você quer ter um animal de estimação e não uma almofada que come e dorme.

Shin Tzu

cachorros para apartamento
O Shin Tzu são ótimos cachorros para apartamento

Talvez tenha pensando na “Arte da guerra”, o livro antigaço que virou sensação entre executivos. Mas não, apesar de ter relação e grafia parecidas, são literalmente bichos diferentes.

O Shin Tzu significa “Cão Leão” referência aos leões que são considerados animais divinos no budismo. Essa raça é originária do Tibet, mas ficou conhecido na China, onde passou a ser figurinha constante na realeza do gigante asiático durante boa parte da dinastia Ming (1368-1644).

Isso talvez explique o seu andar afetado, de cabeça erguida e cauda curvada sobre as costas.

É uma das raças mais populares pelos brasileiros que moram em apartamento. Essa raça é de porte pequeno, tem pelos bem macios e temperamento alegre.

Pug

cachorros para apartamento
O Pug são ótimos cachorros para apartamento

Seguindo com a postagem “como escolher um cachorro para apartamento”.

O Pug é uma raça para os que adoram pegar cães no colo, não liga nem um pouco, adora. É calmo, mas gosta de brincar, tem energia moderada. Também é extremamente afetuoso.

Se pelos são um problema, o Pug tem a vantagem de ter pelugem bem curtinha.

Muitos pensam que se trata de uma linhagem de origem inglesa, mas a origem é chinesa. (Sim, os asiáticos têm ótimo gosto para cachorros).

Maltês

cachorros para apartamento
O Maltês são ótimos cachorros para apartamento

Finalizando o post sobre como escolher um cachorro para apartamento, uma raça de fácil adestramento, pois se destaca pela sua inteligência: o Maltês.

É muito afetivo e apegado aos donos e se adapta bem tanto em casa como em apartamento.

É alegre, gosta de brinca, porém é indicado mais para adultos, porque não é muito tolerante com crianças, principalmente as mais novinhas.

Gostou deste conteúdo sobre como escolher um cachorro para apartamento? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós!

Tags:

Você pode gostar também...

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *