4 animais silvestres para ter de estimação
Share
Quais são os animais silvestres domésticos? Existem?
Sim, quer dizer, por definição um animal silvestre é aquele não está acostumado a ser criado perto de humanos, em ambientes domésticos, e não é saudável no ponto de vista ambiental ter tal tipo de animal fora de seu habitat natural.
No entanto, apesar das restrições, inclusive previstas em leis, há exceções, há até uma lista de animais silvestres que são permitidos pelo IBAMA de serem criado em ambientes domésticos.
Muita gente não sabe disso por causa das leis de proteção dos animais contra o tráfico ilegal, normalmente acompanhado de caça ilegal, desmatamento e maus tratos.
Mas, como dito, há uma seleção de animais silvestres considerados mais aptos do que outros para viverem em condição excepcional e que geram menos danos ambientais e riscos aos seus criadores.
Contudo, é preciso seguir uma série de protocolos e receber autorização do IBAMA para criar um animal desse tipo sem infringir a lei.
Vamos explicar neste post o passo a passo para se obter uma licença pelo IBAMA e quais são os principais animais silvestres domésticos.
Prossiga na leitura!
Por que não se deve criar animais silvestres em casa?
Ainda que em alguns casos os efeitos nocivos não sejam tão grandes, o fato é que o ideal é não criar animais silvestres em casa ou em cativeiro.
E os motivos são vários.
Primeiro, todos, todos mesmo, dependem da natureza para sobreviver.
É na natureza que extraímos os principais alimentos. Ela também é responsável pelo equilíbrio do clima e da qualidade do ar no nosso planeta. É nessa fonte de recursos naturais que encontramos diversas propriedades para o desenvolvimento de combustíveis, materiais e remédios.
Fica claro que é importantíssimo para a sobrevivência do Homem como espécie assegurar a preservação, o equilíbrio ambiental da natureza.
Um dos agentes responsáveis por esse equilíbrio são justamente os animais. Eles não existem apenas para alimentar os humanos. Cada um cumpre com uma função importante na natureza, muitas até desconhecidas.
Quando um animal é retirado de seu ambiente cativo nesse lugar tão importante para a saúde do planeta para outro que lhe é completamente estranho, o meio onde deveria está instalado acaba sofrendo as consequências.
É como se um operário de uma grande construção de repente deixasse de ir ao trabalho. Se tiver alguém para substituir, tudo bem, mas e se não tiver?
Essa ausência provoca um desequilíbrio ambiental cujas repercussões podem afetar toda uma estrutura – e todos dependentes dela.
Claro, apenas um animal ausente não irá provocar um colapso, mas pense que a instauração e manutenção dessa cultura de se retirar animais silvestres de seus habitats pode favorecer a retirada de muitos “operários” em longo prazo.
Ataques
Seguindo com a postagem sobre animais silvestres domésticos, outro motivo de não ser recomendado o cativeiro desse tipo de animal é que ele pode oferecer ameaça ao seu criador.
Pense: ele estará em um ambiente que não lhe é familiar, tendo contato com seres que não está habituado e provavelmente o irá privar de suas atividades essenciais. É natural que se sinta acuado, ameaçado.
Animal quando se sente ameaçado recorre aos seus recursos de defesa. O que sem dúvida pode ser um grande problema ao seu dono.
Doenças
Outro risco de se criar esses animais é o de ficar sujeito a doenças.
Um ser que vive em ambiente completamente diferente ao da sua casa, provavelmente na mata, com contato com animais, insetos e outras substâncias que o lugar onde vive certamente não está habituado certamente favorecerá a introdução desses elementos estranhos no lugar que vive.
Isso pode render ameaças sérias à saúde para as duas partes, tanto ao animal como ao criador.
Obtendo a licença para animais silvestres domésticos
Como obter a licença do IBAMA para se criar animais silvestres domésticos?
Como colocado acima, a prática de criar em cativeiro animais silvestres recebe restrições no âmbito legal, conforme Lei 9605/98, pelos motivos já citados e especialmente para combater o tráfico ilegal.
No entanto, há espécies de animais silvestres que são permitidos de se criar em casa desde que seguindo uma série de recomendações e recebendo uma autorização do IBAMA.
Para receber essa autorização o primeiro passo é fazer um cadastro no IBAMA.
Depois é necessário se deslocar até um criadouro de animais silvestres regularizado.
É no criadouro que se efetua a compra, com emissão de nota fiscal, e somente assim poderá levar o animal para os seus domínios.
As condições exigidas para a criação variam para cada tipo de animais silvestres domésticos. Tais exigências são notificadas durante o processo de cadastramento e compra.
Animais silvestres domésticos
Veja a seguir uma lista dos principais animais silvestres domésticos do Brasil.
Animais silvestres domésticos: Furão
O furão é um dos animais silvestres domésticos mais procurados por ser bem exótico. Tem um corpo magro e alongado e um focinho bem fofinho. Conta muito também o fato de ser um animal dócil que gosta do contato de humanos.
Considere, contudo, que passa boa parte do dia dormindo, pois é mais ativo a noite. É necessário ter uma gaiola em tamanho adequado e com brinquedos para que se distraia.
Animais silvestres domésticos: Sagui
Outro dos animais silvestres domésticos que precisam ter uma gaiola de dimensões adequadas e brinquedos para entretê-lo
Dê preferência brinquedos que explorem a sua agilidade, pois o sagui é um animal conhecido por suas corridas e escaladas em galhos de árvores, se valendo do equilíbrio da longa cauda.
Animais silvestres domésticos: porquinho-da-índia
Sem dúvida um dos animais silvestres domésticos mais populares. É um roedor nativo da América do Sul de porte bem pequeno e pelugem bem macia.
De temperamento tranquilo e muito sociável. Perfeito para convívio familiar.
Animais silvestres domésticos: Miniporco
O miniporco virou uma febre. Faz às vezes de cão, pois é necessário passear constantemente com ele, principalmente se for criado em espaços pequenos. Mede até 40 cm e se adapta facilmente em ambientes domésticos.
Além dos passeios, a ração deve ser adequada.
Outros tipos de animais silvestres domésticos:
- Iguana;
- Chinchila;
- Arara Canindé;
- Tigre d’água;
- Calopsita;
- Cacatua.
Gostou deste conteúdo sobre animais silvestres domésticos? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.